Programa de Saúde Emocional

PSE é um programa de gestão de estresse e promoção de saúde mental, baseado no método LifeSkills®, com o objetivo de desenvolver competências relacionadas à inteligência emocional.

É uma intervenção psicossocial para redução do estresse, aumento da produtividade e melhoria dos relacionamentos, através de atividades de avaliação, educação e interação.

ENTRE EM CONTATO

Componentes do programa

Avaliação em saúde

O programa se inicia com uma avaliação biopsicossocial, através de uma plataforma de autocuidado e monitoramento de indicadores de saúde, chamada GPS MED

Educação online (EAD)

O programa tem como foco o treinamento e desenvolvimento de competências emocionais, através de uma metodologia comprovada chamada LifeSkills®.

Oficinas e webinars

Como parte do processo de aprendizagem, existe a possibilidade de troca de experiências em encontros presenciais e virtuais. A interação em grupo é muito poderosa.

Teleconsulta e teleorientação

Cada indivíduo tem a possibilidade, de forma independente, de aprofundar suas questões pessoais com profissionais de saúde qualificados, através de teleconsultas.

A importância do tema

A saúde mental é um componente fundamental da qualidade de vida e bem estar.

Além de se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas, precisamos aprender a gerenciar as emoções.

Os fatores de risco psicossociais, como estresse, ansiedade, depressão, hostilidade e isolamento social, têm grande impacto na saúde e produtividade.

A OMS estima a existência de 300 milhões de pessoas com depressão, representando cerca de 4% da população mundial.

Segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Fórum Econômico Mundial, o impacto global das doenças mentais em relação à perda de produção econômica entre 2011 e 2030 será de 16,3 trilhões de dólares. 

Essas estimativas acima foram antes da pandemia de COVID.

No “novo normal” a saúde emocional passa a ser uma das prioridades globais.

Fases do programa

Avaliação em saúde

A plataforma GPS MED é uma solução de saúde digital voltada para o autocuidado, através da auto avaliação e monitoramento de indicadores de saúde física, mental e comportamental.

Educação

Acreditamos que o desenvolvimento de competências emocionais seja uma estratégia poderosa de promoção de saúde e bem estar, aumento da resiliência e prevenção de transtornos mentais.

Este módulo aborda conhecimentos a respeito da neurociência do estresse, da conexão mente-corpo, do funcionamento do cérebro, das emoções e do comportamento humano.


Este módulo aborda o mapeamento dos fatores estressores, padrões de respostas emocionais, comportamentais e psicossomáticas. A autoconsciência é o primeiro passo para uma vida com mais equilíbrio.


Este módulo aborda estratégias para a tomada de decisão sobre quais situações devem ser enfrentadas, com mais sabedoria e menos impulsividade, com mais proatividade e menos reatividade.


Este módulo aborda estratégias para gestão do estresse e emoções negativas, através de técnicas mentais ou corporais, como a meditação e o mindfulness, que realmente ajudam a conquistar a serenidade.


Este módulo aborda estratégias de enfrentamento de situações adversas, com determinação e disciplina. Para o gerenciamento do estresse, muitas vezes a melhor opção é o enfrentamento do problema.


Este módulo aborda estratégias de enfrentamento de situações adversas com pessoas. A comunicação não violenta e o feedback construtivo fazem parte dessas estratégias poderosas.


Este módulo aborda estratégias sobre como dar limites para si mesmo e para os outros, assim como para figuras de autoridade. São tratados conceitos sobre administração do tempo e priorização de tarefas.


Este módulo aborda estratégias de comunicação e como se expressar de uma forma mais clara e objetiva para uma pessoa, grupo, ou audiência. O controle do medo é essencial nessa habilidade.


Este módulo aborda estratégias para uma escuta com mais atenção. Saber ouvir é uma arma poderosa para melhorar os relacionamentos e potencializar a empatia. O controle da ansiedade é essencial nesta habilidade.


Este módulo aborda estratégias para desenvolver a capaciddae de se colocar no lugar do outro, a ser mais flexível e compreensivo. A compaixão e a empatia são habilidades muito poderosas na redução de conflitos e prevenção do estresse.


Este módulo aborda estratégias para melhorar as interações, tornando-as mais positivas e construtivas. Otimismo e querer o bem para o mundo tornam a vida mais leve, e com menos estresse.



Interação

A interação se dá através de atividades individuais e em grupo.

As interações individuais são realizadas através de teleconsultas com a nossa rede de médicos e psicólogos, para aqueles que necessitam de suporte individualizado.

As interações em grupo são realizadas através de webinars, ao vivo, com participação ativa e troca de experiências.

Benefícios

As evidências científicas mostram que este programa reduz o nível de estresse, ansiedade, depressão e hostilidade, e aumenta a autoestima, comunicação e qualidade de vida. Os resultados foram observados em estudantes de medicina, adolescentes em escolas, cuidadores, pacientes com doenças crônicas, obesos e funcionários de empresas. 

Melhora          

  • Saúde, bem estar e qualidade de vida
  • Controle de doenças crônicas
  • Capacidade de liderança
  • Relações interpessoais
  • Autoestima
  • Resiliência

Reduz

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Hostilidade
  • Impulsividade
  • Sintomas psicossomáticos

Método LifeSkills

O PSE utiliza o método LifeSkills®, desenvolvido pela WLS, liderados por Virginia e Redford Williams, diretor do Centro de Pesquisa em Medicina do Comportamento da Duke University (EUA), e representado pela Interativa com exclusividade para o Brasil. O método é aplicado em vários países nas Américas, Europa, Ásia e África.

É considerado um programa de excelência em gestão de mudança e certificado pelo Consórcio de Pesquisa em Inteligência Emocional nas Organizações, tendo sido premiado pela International Stress Management Association-BR.

Para quem?

Pessoas que estejam buscando fortalecer a saúde emocional, aumentar a produtividade e melhorar os relacionamentos, assim como reduzir o estresse, ansiedade, hostilidade e sintomas de depressão.

Organizações interessadas em reduzir o estresse no trabalho e investir no desenvolvimento do seu capital humano, liderança e cultura organizacional.

Prestadores de serviços de saúde, como parte de programas de promoção de saúde mental, mudança de estilo de vida e gestão de doentes crônicos.

Instituições de educação, como parte de programas de desenvolvimento de competências sócio-emocionais.

                                                           

ENTRE EM CONTATO

Cases de sucesso