Logo PSE LifeSkills
Home » PSE

O que é?

PSE é um programa de saúde emocional e gestão de estresse, baseado no método LifeSkills®, com o objetivo de melhorar a saúde física e mental, aumentar a produtividade e melhorar os relacionamentos, através do desenvolvimento de competências emocionais.

Quais são as etapas?

O programa se inicia com uma avaliação biopsicossocial, através de uma plataforma de autocuidado e monitoramento de indicadores de saúde físca e mental, chamada GPS MED.

A essência do programa é psicoeducação, prevenção e promoção de saúde mental, com foco no desenvolvimento de competências emocionais, através de uma metodologia comprovada chamada LifeSkills®.

A interação se dá através de atividades individuais e em grupo.

As interações individuais são realizadas através de teleconsultas.

As interações em grupo são realizadas através de webinars, com foco na aplicação prática do dia-a-dia.  

Para quem?

Individuos, casais e
famílias


Pessoas em busca de melhoria da saúde, qualidade de vida, autoestima, longevidade, produtividade, e dos relacionamentos, assim como redução do estresse, ansiedade, hostilidade, depressão, conflitos e obesidade

Empresas e sistemas de saúde


Organizações interessadas em reduzir o burnout e estresse no trabalho, melhorar o clima organizacional e a segurança psicológica, aumentar a produtividade, melhorar a capacidade de liderança, criar uma cultura de uma empresa saudável emocionalmente.

Adolescentes e Instituições de ensino


Instituições de ensino interessadas em desenvolver competências sócio-emocionais, com um método validado, para o seu corpo docente e discente, melhorando a saúde mental e reduzindo problemas comportamentais.

Cuidadores e profissionais de saúde


Profissionais de saúde mental e demais profissionais interessados em aprender métodos eficazes, baseados em evidências científicas, para prevenção de transtornos mentais, e apoio a mudança de comportamento.

Qual é o conteúdo?

 

Acreditamos que o desenvolvimento de competências emocionais seja uma estratégia poderosa de promoção de saúde e bem estar, aumento da resiliência e prevenção de doenças físicas e mentais.

As competências são divididas em 3 grandes grupos. 

1) Redução do estresse: Autoconsciência, tomada de decisão e autocontrole.

2) Enfrentamento de situações estressantes: Resolução de problemas, assertividade e dizer “não”.

3) Prevenção de estresse: Comunicação, empatia e atitude positiva.

Entendendo o estresse

Este curso aborda temas como saúde emocional, fatores estressores e protetores, neurociência das emoções e manifestações do estresse.

Autoconsciência

Este curso aborda autoconsciência corporal e mental, mapeamento dos fatores estressores, padrões emocionais, comportamentais e psicossomáticos.

Tomada de decisão

Este curso aborda um método para decidir quais situações devem ser enfrentadas e em quais devemos usar o autocontrole, com sabedoria.

Autocontrole

Este curso aborda estratégias para gestão das emoções negativas, através de técnicas mentais ou corporais, como a meditação e o mindfulness.

Resolução de problemas

Este curso aborda estratégias de enfrentamento de situações adversas, com determinação e disciplina. Nem sempre o autontrole será suficiente.

Assertividade

Este curso aborda estratégias de enfrentamento de situações adversas, com comunicação não violenta e o feedback construtivo e focado.

Dizer "Não"

Este curso aborda estratégias sobre como dar limites para si mesmo e para os outros. São tratados conceitos sobre administração do tempo e priorização de tarefas.

Fala efetiva

Este curso aborda estratégias de comunicação para se expressar de forma mais tranquila, clara e objetiva para indivíduos e audiências.

Escuta efetiva

Este curso aborda estratégias para uma escuta com mais foco e capacidade de aprendizagem, potencializando a empatia e relacionamentos.

Empatia

Este curso aborda estratégias para desenvolver a empatia, gerando flexibilidade e respeito nas relações, reduzindo conflitos e estresse.

Atitude positiva

Este curso aborda estratégias para melhorar as interações, tornando-as mais positivas e construtivas, e desenvolver otimismo, com menos estresse.

Plataforma on-line

A plataforma GPS MED tem como objetivo o monitoramento, orientação e educação em saúde. Permite o acesso por profissionais de saúde, mediante autorização do paciente, respeitando a LGPD.

Conheça um pouco mais

As evidências científicas mostram os seguintes resultados do nosso programa: 

Melhora          

  • Saúde, bem estar e qualidade de vida | Controle de doenças crônicas | Capacidade de liderança | Relações interpessoais | Autoestima | Resiliência | Produtividade

Reduz

  • Estresse | Ansiedade | Depressão | Hostilidade | Conflitos | Impulsividade | Sintomas psicossomáticos

O método LifeSkills® foi desenvolvido pela empresa norte-americana WLS, e tem sido aplicado em vários países nas Américas, Europa, Ásia e África.

A empresa WLS é liderado pela Dra Adrienne Stauder, PhD em psiquiatria e psicologia, e fundada pelo casal Virginia e Dr. Redford Williams, ex-diretor do Behavioral Medicine Research Center da Duke University (EUA), ex-presidente da American Society of Psychosomatic Medicine e International Society of Behavioral Medicine. O método é representado com exclusividade em língua portuguesa e espanhola pela Interativa Saúde, liderado pelo Dr Alexandre Ghelman.

É considerado um programa modelo em gestão de mudanças pelo Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations, liderado por Daniel Goleman e outros cientistas, e premiada como programa de saúde emocional empresarial pela International Stress Management Association-Brasil.

O método LifeSkills se mostrou eficaz na melhoria da saúde física e mental em várias culturas e públicos variados.

Os resultados foram observados em estudantes de medicina nos Estados Unidos e na China, professores e adolescentes em escolas na Hungria, profissionais de saúde em hospitais na Colômbia e Estados Unidos, cuidadores de pacientes com D. de Alzheimer nos Estados Unidos, pacientes com síndrome metabólica, hipertensos e coronariopatas em Singapura e Estados Unidos, obesos na Hungria, crianças e jovens com problemas comportamentais na Hungria e China, e funcionários de empresas no Brasil, Colômbia, Estados Unidos. 

Confira algumas Evidências Científicas: Link.

Cases de Sucesso

Galeria